28 de janeiro de 2016

TAG: Faculdade #Farmácia


Olá, meninas! Como vocês estão? Hoje resolvi responder uma TAG pra vocês bem legal: sobre a minha faculdade. São 15 perguntinhas que irei tentar responder da maneira mais clara e simples possível. Espero que vocês gostem. Vamos lá?!



1- Qual seu curso de graduação?
R: Meu curso é bacharelado em Farmácia.

2- Quantos períodos ele tem? Em qual você está?
R: Os períodos variam de instituição para instituição, mas onde eu estudo são 10 períodos. E eu estou no 5º.

3- Porque você escolheu esse curso?
R: Escolhi esse curso pela a minha afinidade pela Química e por realmente ter interesse na área da saúde. Confesso que quando entrei na faculdade, não sabia o quanto esse curso era tão amplo e maravilhoso.

4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
R: Pesquisei bastante e fiquei surpresa com as diversas áreas de atuação do farmacêutico.

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
R: No meu primeiro dia tive uma palestra que me marcou muito como acadêmica. Não lembro ao certo, mas nesse dia coincidiu de ser próximo do Dia do Farmacêutico, então tivemos uma palestra com o Dr. Salomão Kahwage (que já foi meu professor no 4º período). Ele explicou que o farmacêutico não está restrito somente à drogarias, que "estávamos no curso certo, na hora certa e no local certo." (acho que era assim haha). Este professor ampliou muito meus horizontes e é um exemplo para todos os seus alunos. Minha dica é que todos se dediquem bastante, pois não é um curso fácil. Mas com empenho, tudo flui bem.

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
R: Ainda não, calma aí! kkk. Não sei ao certo o tema, até porque ainda tenho muito o que aprender. Mas no momento já penso em algo voltado a cosmetologia e estética.

7- Você se considera uma boa aluna(o)?
R: Diria que sim, pois nunca fiquei de dependência e fiquei só uma vez de recuperação em Biologia Molecular. Mas sempre tenho médias boas, suficientes pra deixar minha mãe orgulhosa! kkk

8- Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
R: Completamente!

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
R: Até agora só a calculadora científica e jaleco mesmo.

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
R: Não, não teve (ainda bem kkk).

11- Seu curso tem muita matemática?
R: Se engana quem pensa que o curso de farmácia não tem matemática! Mas só o básico mesmo. Tive Matemática Básica, Bioestatística, Físico-Química e as Químicas Analíticas requerem muitas fórmulas também. Mas a partir do 5º período não se tem mais tanto cálculo.

12- Geralmente nas faculdades existem o "ciclo natural de desistência" a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
R: Não dá pra dizer ao certo, pois na minha faculdade os dois primeiros períodos eram integrados (alunos de Biomedicina e Farmácia todos juntos, por exemplo), e no 3º período cada um foi para "seu canto". Mas a partir daí a turma não diminuiu consideravelmente.

13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
R: As dicas que eu dou é que você goste bastante de Química e Biologia. Farmácia respira Química. Digo que tem gostar dessas duas matérias pois você tem que saber como determinado fármaco atua no organismo. Como você vai saber isso sem conhecer a estrutura química do fármaco e o "caminho" dele no corpo? Também tem que gostar muito de ler. Um farmacêutico deve entender muito de Legislação, um ponto muito importante nessa profissão. E por fim, que goste de estudar. É um curso puxado, complexo. Se não houver dedicação, com certeza a desistência é certa.

14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
R: Não, nunca fiquei. O único método que eu gosto é de anotar tudo o que professor fala, pois nunca é da mesma forma quando você vai ler em um livro ou apostila e até às vezes não tem nada escrito do que ele disse.

15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
R: O curso de Farmácia abrange várias disciplinas, formando um farmacêutico apto a conhecimentos em várias áreas. Como eu disse, é um curso que exige muita dedicação e também uma atualização contínua. Busque fazer cursos gratuitos online, participe de palestras... enfim. Esteja sempre por dentro de tudo que o que está acontecendo dentro da sua área. É um curso que abrange áreas de exatas e biológicas (e até um pouco de humanas). São mais de 70 áreas de atuação (http://www.cff.org.br/pagina.php?id=87), desde acupuntura até virologia clínica. É uma área da saúde muito bonita, que não visa apenas cuidar do paciente dentro de uma drogaria, e sim em vários lugares, como uma clínica estética, por exemplo.

É isso, gente. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou curiosidade é só escrever aqui nos comentários. Beijos <3

5 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco sobre o curso de farmácia, faço contabilidade algo bem distintos né?!

    beijos!
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, flor! Nossa, que legal. Bem distinto mesmo haha. Responde essa TAG também, vou adorar ver. Tô te seguindo. Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? indiquei seu blog para uma tag, ficarei feliz se responder ! Um beijo <3 ta aqui o link <3 : http://www.ilovefrescurices.com.br/2016/02/respondendo-tag-irmandade-dos.html/

    ResponderExcluir
  4. Eu faço Farmácia, e o que eu tenho a dizer, quando mais você estuda mais você se apaixona, como você mesma disse, no início ninguém imagina que vai amar tanto um curso. Puro amor, farmácia por amor! É um curso extremamente difícil pelo fato de estudarmos tudo e mais um pouco sobre o corpo humano, todos os mecanismos, o nosso conhecimento é muito grande. Infelizmente no Brasil não é uma profissão tão valorizada, ainda, pois está cada vez crescendo mais. Quem ta pensando em fazer e está em duvida pelo nosso piso, não pense nisso, quando você entrar, você vai amar e o dinheiro vai vir como consequência. Espero ter ajudado alguém, pois quando decidir fazer procurei depoimentos que me ajudassem mas não encontrei muitos, fui com a cara e a coragem e não me arrependo nem um pouco, amo amo amo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu faço Farmácia, e o que eu tenho a dizer, quando mais você estuda mais você se apaixona, como você mesma disse, no início ninguém imagina que vai amar tanto um curso. Puro amor, farmácia por amor! É um curso extremamente difícil pelo fato de estudarmos tudo e mais um pouco sobre o corpo humano, todos os mecanismos, o nosso conhecimento é muito grande. Infelizmente no Brasil não é uma profissão tão valorizada, ainda, pois está cada vez crescendo mais. Quem ta pensando em fazer e está em duvida pelo nosso piso, não pense nisso, quando você entrar, você vai amar e o dinheiro vai vir como consequência. Espero ter ajudado alguém, pois quando decidir fazer procurei depoimentos que me ajudassem mas não encontrei muitos, fui com a cara e a coragem e não me arrependo nem um pouco, amo amo amo!!!!

    ResponderExcluir

Próxima Página Home
Layout criado por